segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gel poderia substituir pílula anticoncepcional, dizem cientistas

Anticoncepcional (arquivo)

Novo gel contraceptivo poderia transformar pílulas em algo do passado

Cientistas americanos afirmaram que um gel contraceptivo aplicado diretamente na pele pode ser usado como uma alternativa à pílula anticoncepcional.

O produto, chamado Nestorone, está sendo desenvolvido pela indústria farmacêutica americana Antares Pharma e a pesquisa foi apresentada durante a conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Denver, nos Estados Unidos.

O produto pode ser aplicado como um creme no abdome, nas coxas, braços e ombros e é rapidamente absorvido pela pele sem deixar resíduo.

Testes clínicos preliminares mostraram que o creme é eficaz e tem boa tolerância, sem produzir os efeitos colaterais secundários associados à pílula como náusea, aumento de peso e acne.

O ingrediente mais importante é um novo tipo de progesterona sintética, muito parecida com o hormônio natural. O remédio também tem uma classe de estrogênio quimicamente idêntico ao produzido pelas mulheres.

Segundo os cientistas, o medicamento também pode ser usado por mulheres que estão amamentando, ao contrário da pílula, que pode interferir na produção do leite materno.

Três miligramas

A médica Ruth Merkatz, do centro de pesquisa da organização sem fins lucrativos Population Council, com sede em Nova York, fez o estudo sobre o produto com 18 mulheres entre 20 e 30 anos. De acordo com este estudo, a dose ideal é de três miligramas do creme por dia.

No período de sete meses nenhuma das mulheres que usou o tratamento ficou grávida. Os exames hormonais mostraram que o gel conseguiu suprimir a produção de óvulos nos ovários da mulheres testadas.

"Estamos nas primeiras etapas de seu desenvolvimento, mas agora poderíamos continuar testando em muitas outras mulheres", afirmou Merkatz.

O novo creme funciona da mesma forma que o adesivo anticoncepcional, disponível atualmente em alguns países. O adesivo é colocado sobre a pele e libera uma dose regular de progesterona e estrogênio, que evita que os ovários liberem um óvulo a cada mês.

Mas, o adesivo tem duas grandes desvantagens em relação ao gel, é visível e pode se soltar da pele.

Alternativa

Apesar dos estágios iniciais dos testes, os cientistas afirmam que o novo creme poderia oferecer uma alternativa à pílula anticoncepcional, usada por milhões de mulheres em todo o mundo.

"Qualquer sistema contraceptivo que aumente a seleção de métodos disponíveis para as mulheres e ajude a evitar a gravidez indesejada é bem-vindo", afirmou Natika Halil, diretora de informação da Associação Britânica de Planejamento Familiar.

Mas, Halil alerta que "este produto não será conveniente para todas as mulheres, apenas para aquelas que se sintam confortáveis ao usá-lo na pele".

acesso: 12/11/2010

ttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101026_anticoncepcionalgelfn.shtml

8 comentários:

Gustavo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
kellen disse...

DST: se trato de um caso muito serio.Pelo fato de muitas pessoas não estarem preocupados com as doenças sexualmente transmitiveis, mas não por falta de informações e sim por falta de preocupação. Principalmente em festas onde rolam bebida, droga e sexo(sem preservativo).

Izabelli Machado Graciani disse...

A cerveja realmente ganhou a boa fama de diurética...sabe é muito bom ir em festas e beber alguma coisa que contém álcool,mais lógico que nós temos que ter muito cuidado..pois isso pode prejudicar muito a sua saúde e danificar algúns órgãos..A cerveja facilitaria a inibição do hormônio ADH,mais a bebida tem etanol que impede a produção desse homônio e ai pode desidratar o organismo..
OBS:lembre-se...beba bastante água...e se beber não dirija(beba com moderação)!!!

BY:Izinha!!701 !!É eu!!!

Gustavo A. Rodrigues disse...

Coração Apaixonado: É uma Ciência que vem do nosso cerebro (sistema límbico). Quando uma pessoa esta apaixonada e o coração acelera e ás vezes fica triste e outras vezes feliz não se trata do coração e sim de uma ordem em que o cerebro manda automaticamente.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Edvan disse...

Comentários não relativo a proposta foram deletados. Grato pela participação.

Kellen qual motivo dessas festinhas....???? qual a solução??? e a preocupação será q o "povo" não pensa na vida. boa argumentação.

Izabelli argumentação no lugar errado, tudo bem.... aproveitou as reflexões em sala.

Gustavo o por que de muitos ligarem o coração ao amor???? boa!